O Direito Empresarial e os 20 Anos de Contituição da República
Palestrante: Gladson Mamede
Atualmente, a escassez de profissionais capacitados tem sido alarmante. As empresas, portanto, tem que se apoiar nos ex-funcionários e até em projetos de formação de novos profissionais adequados ao mercado.
Tal fato implica que apenas os capacitados conseguirão uma chance nessa grande competição em que se vive. Além disso, os números demonstram que os brasileiros têm perdido a oportunidade de se destacar entre os maiores status, abrindo espaço para atividades estrangeiras que faturam milhões.
Falando-se em constituição, a vigente no Brasil possibilita o progresso, pois, tendo a livre iniciativa como um de seus princípios, propicia a produção de capital à vontade dos indivíduos, ou seja, as pessoas possuem autonomia da vontade podendo fazer tudo que não for contrário à lei.
A valorização do investimento privado como fator de desenvolvimento nacional, logo, é muito importante, e a Constituição Brasileira tem por finalidade equilibrar esse princípio com as idéias das causas sociais e trabalhistas, conciliando as idéias de Direito Privado e Direito Público a partir do poder estatal.
Em conseqüência disso, a constituição ainda possibilita a faculdade de contratar que acaba por valorizar o empregado no modo merecido tendo o mesmo feito um bom serviço que evitará prejuízos futuros.
Ao se tratar da função social do direito aliada a passagens anteriormente citadas, tem-se o freio ao egoísmo individual, o qual impede a ruína das empresas e, conseqüentemente, do Estado e isso é um grande ponto na Carta Magna Brasileira, pois talvez se os grandes países seguissem essa linha de raciocínio ao invés da privatização exacerbada, poderiam não estar nessa condição de crise.
Sendo assim, a diferênça nos profissionais é que existem aqueles que conseguem ver algo no limbo onde a maioria não consegue. Dessa forma, "não jogue seu diamante bruto na lata do lixo".
Frase do Dia: "A constituição tenta equilibrar a livre iniciativa com os parâmetros sociais e trabalhistas".
Até o próximo post...
Luke ^^LA^^
Nenhum comentário:
Postar um comentário